Make your own free website on Tripod.com

 

Você quer conversar sobre a influência da TV na nossa vida? Encontrar pessoas que percebem o mal que a Globo faz para o Brasil? Então venha participar da nossa Lista de Discussão.

Clique na imagem abaixo e se inscreva.

Hoje com aproximadamente 100 usuários!

   

 

 

ENTREVISTA EXCLUSIVA - ROMÉRO DA COSTA MACHADO

51 anos. 10 dos quais dedicados às Organizações Globo. Dois livros publicados (Afundação Roberto Marinho e Afundação Roberto Marinho 2 - uma biografia de corrupção), ambos pela editora Meus Caros Amigos, e um sem número de informações "proibidas" são reveladas, com exclusividade, nesta entrevista.

Roméro da Costa Machado trabalhou como auditor fiscal na Rede Globo e como controller na Fundação Roberto Marinho, chegando a ser assessor especial de José Bonifácio, o Boni. Revela as ligações da Globo com o jogo do bicho e o escândalo de 100 milhões de reais do PAPA TUDO. Mostra como o uso de drogas é institucionalizado entre o alto escalão da emissora. Enfoca a compra de notas frias para prestação de contas com o MEC, transações em dólares não registradas.

Enfim, uma entrevista que não pode deixar de ser lida. Seja pelo nível da informação, seja pelo interesse que a sociedade tem em conhecer a mais poderosa empresa de comunicações do Brasil e suas ilicitudes que muitas vezes prejudicam o homem comum sem que ele perceba.

______________

Como você ingressou na Fundação Roberto Marinho: através de concurso, entrevista, contatos...?

EU TRABALHAVA NA REDE GLOBO. FIZ UMA AUDITORIA NA FUNDAÇÃO E EM SEGUIDA FUI CHAMADO PARA SER CONTROLLER E ORGANIZAR A BAGUNÇA QUE EU HAVIA DENUNCIADO.


Inicialmente, quais eram seus objetivos dentro da Fundação?

OS MEUS OBJETIVOS ERAM NO SENTIDO DE TRANSFORMAR A FUNDAÇÃO NA MAIOR FUNDAÇÃO BRASILEIRA E UMA DAS MAIORES DO MUNDO, COM OBJETIVOS EDUCACIONAIS E CULTURAIS BEM CLAROS E DEFINIDOS.


De acordo com sua experiência profissional, como você classificaria o índice de irregularidades ocorridas dentro da Fundação?


BASTANTE ELEVADO, PRINCIPALMENTE EM RAZÃO DA APARENTE IMPUNIDADE QUE UMA FUNDAÇÃO SUGERE E QUE, EMBALADA PELA SIGLA GLOBO/ROBERTO MARINHO, ACABOU PERMITINDO ABUSOS JAMAIS IMAGINADOS.


Foi por isso que você resolveu sair da Fundação?

SAÍ PORQUE SOU UM PROFISSIONAL, NÃO TENHO QUE ME ENVOLVER DIRETA OU INDIRETAMENTE COM O SUBMUNDO DO CRIME. ERA IMPOSSÍVEL, DEPOIS DE SAIR DA FUNDAÇÃO, POR DISCORDAR DAS SUJEIRAS E FALCATRUAS, VOLTAR PARA A TV GLOBO, SER ASSESSOR DO BONI, E TER QUE CONVIVER COM A ESCÓRIA DA SOCIEDADE (BANDIDOS AMIGOS DO BONI E DE PARTE DA CÚPULA DA GLOBO).

ESSE FOI O REAL MOTIVO DA MINHA SAÍDA E QUE VIRIA A SER - A LONGO PRAZO - O MOTIVO QUE IRIA ENFRAQUECER O BONI NA GLOBO E FAZER COM QUE A FAMÍLIA MARINHO SE LIVRASSE DELE ALGUNS ANOS DEPOIS.


Será que você poderia discriminar algumas dessas irregularidades?

ESTÃO DETALHADAS NO LIVRO "AFUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO".


O pessoal do alto escalão da Globo tinha conhecimento dessas irregularidades?

TINHA, E NA MAIORIA DOS CASOS PARTICIPAVA.


Por que você decidiu escrever um livro (Afundação Roberto Marinho) contando sobre a corrupção existente dentro do Globo?


EU NÃO PODERIA SER PARTE DA IRREGULARIDADE QUE HAVIA DENUNCIADO. FUI PARA LÁ (PARA A FUNDAÇÃO) PARA RESOLVER O PROBLEMA E NÃO PARA SER MAIS UMA PARTE DESTE PROBLEMA OU UM ESPECTADOR PRIVILEGIADO.


Em determinado momento de seu livro você conta que enviou uma carta ao Roberto Marinho alertando-o para o que estava acontecendo na Fundação. Alguma providência foi tomada?


FORAM TOMADAS MUITAS PROVIDÊNCIAS. OS PEIXES PEQUENOS FORAM PEGOS DE IMEDIATO. OS PEIXES GRANDES DEMORARAM UM POUCO A SEREM PEGOS, MAS OS GRAUDÕES LEVARAM MUITO TEMPO. ACONTECEU BEM DEPOIS DA MINHA SAÍDA DA GLOBO, E COMO CONSEQÜÊNCIA DAS MINHAS DENÚNCIAS ABERTAS.


Também ao longo da narrativa, ficamos sabendo que alguns funcionários (atores ou não) com salários mais elevados são remunerados como se fossem pessoa jurídica. Você pode explicar melhor?

É SIMPLES: COMO O IMPOSTO DE RENDA É MUITO INJUSTO COM A CLASSE ASSALARIADA, A GLOBO ESTIMULA QUE AS PESSOAS QUE RECEBEM ALTOS SALÁRIOS TENHAM FIRMAS (PESSOAS JURÍDICAS) E RECEBAM SEUS VENCIMENTOS POR ESTAS FIRMAS. OU SEJA, A GLOBO PAGA MAIS ÀS PESSOAS (ATRAVÉS DE SUAS FIRMAS) POIS NÃO EXISTE A PESADA CARGA TRIBUTÁRIA DOS SALÁRIOS E ESTAS PESSOAS PAGAM MENOS IMPOSTO DE RENDA ATRAVÉS DESSAS EMPRESAS E DEDUZEM QUASE TODOS OS GASTOS COMO DESPESAS, COISA QUE NA PESSOA FÍSICA NÃO PODEM DEDUZIR, VEZ QUE O IMPOSTO DE RENDA É BURRO E CRUEL COM AS PESSOAS FÍSICAS ASSALARIADAS.

SE FOR CONSIDERADO QUE OS ENCARGOS DE UMA FOLHA DE PAGAMENTO PODEM GIRAR EM TORNO DE 80% (OITENTA POR CENTO), ESTE VALOR VAI DIRETO PARA O BOLSO DO FUNCIONÁRIO QUE RECEBE POR PJ (PESSOA JURÍDICA) ATRAVÉS DE NOTA FISCAL, AO INVÉS DE SALÁRIO EM CARTEIRA.


A Globo, desde sua fundação até hoje, tem estado envolvida em escândalos. O caso da NEC do Brasil, a edição do debate entre Collor e Lula e a fraude nas eleições para governador em 1982 são exemplos clássicos. Isso sem falar em sua estreita aliança com a Ditadura. O que você pode falar sobre esses e outros casos?

ISSO DÁ MAIS DO QUE UM LIVRO.

SOBRE A NEC, O MÁRIO GARNERO ESCREVEU UM LIVRO ("JOGO DURO"); SOBRE A CRIAÇÃO ILÍCITA DA GLOBO, FOI ESCRITO O "HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOGO"; SOBRE AS FALCATRUAS DA FUNDAÇÃO, ESCREVI O "AFUNDAÇÃO"; SOBRE COMO A GLOBO CONTROLA OS DEMAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, O GOVERNO E O JUDICIÁRIO, EU ESCREVI O "AFUNDAÇÃO II"; SOBRE OUTRAS COISAS... ESTÃO NO MEU PRÓXIMO LIVRO.

RESUMIR QUATRO OU CINCO LIVROS EM UMA ÚNICA RESPOSTA É IMPOSSÍVEL.


Parece que o caso da morte da Daniela Perez também não foi bem debatido, visto que o livro "A história que o Brasil desconhece", de Guilherme de Pádua, foi "proibido" nas livrarias. O que havia no livro para que ele fosse escondido do grande público?

O LIVRO CONTÉM A VERSÃO DO GUILHERME E DA PAULA. EU TENHO O LIVRO COM DEDICATÓRIA DO GUILHERME, E FUI UM DOS RAROS A VISITÁ-LO NA DELEGACIA DA BARRA. SOU CITADO TEXTUALMENTE NO LIVRO DELE.

O LIVRO É BASTANTE INTERESSANTE. PRINCIPALMENTE PARA QUEM SE PREOCUPA EM OUVIR OS DOIS LADOS DE UMA MESMA HISTÓRIA.


Em um de nossos contatos, você disse que o extinto PAPA TUDO foi um trambique de 100 milhões de dólares. De que forma isso aconteceu?


FUNCIONÁRIOS DA GLOBO (XUXA E ETC) EMPRESTARAM SEUS NOMES E IMAGENS A MAIS ESSE GOLPE DO ARTHUR DESFALK. E A PRÓPRIA GLOBO ASSINOU EMBAIXO E GARANTIU EXCLUSIVIDADE NO EMPREENDIMENTO.

SAIAM NA MÍDIA COMO MECENAS, DISTRIBUINDO AMBULÂNCIAS E AJUDANDO ENTIDADES BENEFCENTES.

DEPOIS DO GOLPE INSTALADO, O POVO FICOU COM O MICO NA MÃO. NÃO CONSEGUIA MAIS RECEBER O QUE HAVIA INVESTIDO E JOGARAM A CULPA NA SUSEP (SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS) POR FAZER VISTA GROSSA E PERMITIR AS FALCATRUAS QUE FORAM FEITAS. HOJE, OS LOTÉRICOS QUE BANCARAM A COMPRA DO PAPA TUDO MORRERAM COM MAIS DE 100 MILHÕES DE DÓLARES EM TRAMBIQUES NA MÃO, NÃO RESGATADO.

A POPULAÇÃO FICOU COM UM MICO AINDA MAIOR... FORAM CERCA DE 200 MILHÕES DE DÓLARES PELO BRASIL A FORA. SÃO MILHÕES DE PESSOAS QUE FICARAM COM TRAMBIQUE DE 2, 3, 10 REAIS E QUE NÃO ENTRAM NA JUSTIÇA PORQUE O VALOR É PEQUENO INDIVIDUALMENTE.


Qual era a ligação da Rede Globo com o jogo do Bicho?


BONI-CASTOR = TUDO A VER (LEIA NO MEU LIVRO E NA TRIBUNA DA IMPRENSA). ISSO ESTÁ DETALHADO LÁ. BICHEIROS, CONTRABANDISTAS, ETC.


Quais eram os desdobramentos dessa "aliança" (Globo + Bicho) para a sociedade civil, para o governo do Estado e para a própria emissora?


O ASSUNTO É MUITO EXTENSO. VOCÊ TERIA QUE SE REPORTAR ÀS MATÉRIAS PUBLICADAS POR MIM E PELO HÉLIO FERNANDES NA TRIBUNA DA IMPRENSA.

ALIÁS, NO "AFUNDAÇÃO II" TEM BASTANTE DETALHE SOBRE ISSO, INCLUSIVE A TRILOGIA: GLOBO-BICHEIROS-JUDICIÁRIO. (FOI ONDE APARECEU A JUIZA DENISE FROSSARD E ACABOU COM A SACANAGEM R VIROU NOTÍCIA NACIONAL POR DAR OUVIDO ÀS MINHAS DENÚNCIAS E TOMAR MEDIDAS IMEDIATAS E EFICIENTES).


De acordo com a leitura do seu livro "Afundação Roberto Marinho", o uso de cocaína é uma prática rotineira nos bastidores da Globo. Será que você poderia falar um pouco mais sobre isso?


ESTÁ NO LIVRO. CASO DO DISK-DROGA. CASO DO MALTA ("EU E O BONI CHEIRAMOS TUDO"). ETC. ESTÁ TUDO NO LIVRO.


A grande mídia no Brasil é dominada por poucas famílias, das quais Marinho, Civita e Frias são algumas das mais influentes no país. Qual a relação que existe entre elas?


INTERESSE ECONÔMICO E APOIO INTERNACIONAL DOS EUA PARA GARANTIR QUE AQUI CONTINUE A SER QUINTAL DOS ESTADOS UNIDOS E UMA COLÔNIA DÓCIL COMO NÓS SOMOS.

Como ocorre o monopólio das comunicações no Brasil? A quem favorece e quem são os principais prejudicados? Você acredita que exista jornalismo independente, hoje, no Brasil?

O MONOPÓLIO OCORRE PELA CONCENTRAÇÃO DE CONCESSÃO PARA A MESMA PESSOA, MESMA FAMÍLIA OU MESMO GRUPO, PERMITINDO-SE, ATÉ, QUE SE TENHA: JORNAL, RÁDIO E TELEVISÃO CONTROLADOS PELA MESMA PESSOA (EM QUASE TODOS PAÍSES, INCLUSIVE EUA, ISSO É PROIBIDO) O PRINCIPAL PREJUDICADO É O POVO, POIS AO INVÉS DE RECEBER INFORMAÇÕES DE VÁRIAS FONTES, PASSA NA TER A INFORMAÇÃO CARTELIZADA.

JORNALISTA INDEPENDENTE? EXISTIR EXISTE. ATÉ A HORA EM QUE O PATROCINADOR QUISER.


De que maneira seu livro foi boicotado? Quem são essas pessoas (responsáveis pelo boicote), a quem são ligadas e quais são seus métodos?


O LIVRO SUPEROU O BOICOTE NUM PRIMEIRO MOMENTO PELA NOVIDADE QUE ELE REPRESENTAVA. MAS TÃO LOGO A GLOBO SE RECUPEROU DO CHOQUE, COMEÇOU A TRABALHAR INCESSANTEMENTE PARA "MATAR" O LIVRO. FORAM USADOS PARCEIROS VENAIS CONHECIDOS COMO ""VEJA", "JB" E DEMAIS PARCEIROS HABITUALMENTE SUJOS, PARA TENTAR DENEGRIR MINHA IMAGEM... MAS ISSO NÃO FOI EFICIENTE NEM SUFICIENTE...

DEPOIS PARTIRAM PARA COMPRAR A EDITORA "TCHÊ" E ACABAR COM AS EDIÇÕES DO LIVRO (DAÍ EU ABRI MINHA PRÓPRIA EDITORA PARA PODER PUBLICAR MEUS LIVROS).

ELES FORAM EM CIMA DAS LIVRARIAS E AMEAÇAVAM: SE VENDER O LIVRO DO ROMÉRO NÃO VENDE MAIS NADA DA EDITORA GLOBO E DE NOSSOS PARCEIROS COMERCIAIS... E AÍ FICOU MUITO DIFÍCIL DE SER VENDIDO O LIVRO, QUE PASSOU A SER ESCONDIDO EMBAIXO DAS PRATELEIRAS.


Como você vê a importância da Tribuna da Imprensa à época do lançamento de seu livro? Algum outro órgão da imprensa foi solidário ao seu livro?


A TRIBUNA FOI TUDO PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO. SUA IMPORTÂNCIA FOI FUNDAMENTAL. OUTROS ÓRGÃOS TAMBÉM NOTICIARAM, MAS NADA PERTO OU PARECIDO COM A TRIBUNA.


Ao longo de sua jornada contra a Globo, alguns "amigos" apareceram para supostamente ajudar, como foi o caso da Rede Record. A emissora evangélica promoveu alguns debates em torno da sua figura e depois encerrou o assunto. O que aconteceu de fato?


A RECORD VEIO ME PROCURAR, COMO MUITOS OUTROS, DURANTE A FASE DA DOR DE BARRIGA. MAS TÃO LOGO SURGIU A OPORTUNIDADE DE FAZER UM ACORDO COM A GLOBO (ONDE UMA DAS CLÁUSULAS DESSE ACORDO ERA ME LARGAR OU ABANDONAR PARA PODER FECHAR O ACORDO) NÃO HOUVE DÚVIDA EM CORRER PARA O LADO DA GLOBO E ME LARGAR NO MEIO DO CAMINHO. E TANTO A RECORD, COMO MÁRIO GARNERO E OUTROS, ACABARAM FICANDO VULNERÁVEIS E REFÉNS DA GLOBO, POSTERIORMENTE.

PARA A RECORD, POR EXEMPLO, CUSTOU 43 MILHÕES E A DISCUSSÃO SOBRE A LEGALIDADE OU NÃO DA COMPRA DO CANAL... E AINDA VAI RENDER MUITO.


Você conta, em seu livro, que muitas vezes foi salvo por pessoas as quais denomina Meus Caros Amigos. Chegou até a fundar uma editora com este nome. Será que você poderia falar mais um pouco da importância deles para você, exemplificando alguns casos onde sua vida esteve ameaçada e foi salva por eles?


MINHA VIDA DEPENDEU DELES. ELES ME SALVARAM DOS BANDIDOS E GANGSTERES ENVIADOS PARA ME PRESSIONAR E INTIMIDAR.

MAIORES DETALHES SOBRE ESTES GANGSTERES, INCLUSIVE AS PLACAS DOS CARROS QUE USAVAM, ESTÃO NO MEU LIVRO II.


Você sabia quem eram as pessoas que queriam dar fim a sua vida? Hoje, quase 10 anos depois, você ainda se sente ou é ameaçado, em conseqüência de acontecimentos passados?


TENHO AS IDENTIFICAÇÕES, CONFORME CITADAS NO MEU LIVRO.

HOJE, PASSADOS MAIS DE DEZ ANOS, SÓ NÃO SOFRO AMEAÇAS ACINTOSAS. MAS CONTINUO DEBAIXO DA MESMA VIGILÂNCIA E COM TODOS OS GRAMPOS POSSÍVEIS E IMAGINÁRIOS, SENDO MONITORADO QUASE QUE 24 HORAS POR DIA.


A Globo se vangloria de suas ações sociais, sendo a mais famosa e alardeada o projeto CRIANÇA ESPERANÇA. O que o grande público não sabe sobre o CRIANÇA ESPERANÇA?


INFELIZMENTE POUCO POSSO FALAR AGORA. MAS VOCÊ AINDA VAI ME OUVIR FALAR E MUITO SOBRE ISSO: CRIANÇA PAPATUDO ESPERANÇA.


Para terminar, como você definiria a Rede Globo hoje como empresa e como um veículo de informação e utilidade pública?


COMO EMPRESA É O MAIS COMPETENTE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DO PAÍS, EMBORA SEJA MENOS COMPETENTE DO QUE PODERIA, APOIADO NA PROFUNDA INCOMPETÊNCIA DOS CONCORRENTES.

COMO VEÍCULO DE INFORMAÇÃO É O MAIOR DEFORMADOR DE INFORMAÇÃO E MENTES, HAJA VISTA A ASQUEROSA PARTICIPAÇÃO RECENTE NO CASO DOS EUA/AFEGANISTÃO, ONDE A GLOBO FOI MAIS CANALHA, MAIS CRÁPULA, MAIS SERVIL E MAIS "PATRIOTA" ATÉ DO QUE A PRÓPRIA CNN.

COMO UTILIDADE PÚBLICA, CUMPRE O PAPEL SENDO MUITO BEM PAGA POR ISSO. CAMPANHA PAGA DA DENGUE, CAMPANHA PAGA DA AIDS, CAMPANHA PAGA DA GOTINHA, CAMPANHA PAGA...

ASSIM, COM VERBA DO GOVERNO PARA FAZER FILANTROPIA... QUALQUER UM FAZ.

__________

 

   E não esqueçam de me enviar e-mails dizendo o que vocês estão achando, ok?

 

   Um grande abraço a todos

 

   Paulo Santos